sábado, 6 de setembro de 2008

A ansiedade matou a venda!

Chego no balcão e sou prontamente atendido pelo vendedor. Quando eu comecei a dizer a ele o que eu queria, chegou um outro cliente e ficou ao meu lado. Imediatamente o vendedor virou-se para esse outro cliente e disse: " - Um momento eu já vou atendê-lo." Voltou-se novamente para mim, pediu desculpas e disse: " - Pois não, vamos lá então..."

Desde o momento da chegada do segundo cliente, eu percebi pelos olhos, pelo jeito e o comportamento do vendedor que ele não estava prestando a mínima atenção ao que eu estava dizendo. Ele estava preocupado em não perder os outros dois clientes ao meu lado. A cada dois minutos, enquanto eu tentava explicar o que queria, ele virava-se para os dois clientes e dizia: " - Só mais um momentinho que já vou atendê-los". E novamente voltava-se para mim querendo que eu fosse o mais rápido possível.

Quando percebi que ele estava mais preocupado em vender para os outros dois clientes do que ouvir o que eu queria, acredite, chegou um quarto cliente, contando comigo. E ele novamente virou-se para essa quarta pessoa e disse: " - U momento e eu já vou atendê-lo".

Não tive uma outra ação e não ser me despedir e ir embora sem comprar. Fiquei por uns minutos na porta da loja observando. Ele fazia a mesma coisa com os demais clientes. Não ouviu nada do que eles lhe diziam e a cada instante virava-se para os demais e dizia: " - Só mais um momentinho que já vou atendê-los". Pouco tempo depois, todos os clientes saíram da loja sem comprar.

O que aconteceu? Ocorreu que a ansiedade de querer vender para todos os clientes que chegavam fez com que ele não vendesse para nenhum. Todos os clientes com que conversei disseram que viam nos olhos do vendedor que ele não estava ouvindo nada do que diziam. Ele queria vender para o "outro" e o "outro" e o "outro" e assim não vendeu para ninguém! Na ânsia de querer ganhar comissão de vendas, sozinho, ele não deixava que outros colegas atendessem os novos clientes que chegavam. Ele queria tudo para ele. Não vendeu. Não ganhou nada.

Será que isso que aconteceu comigo e acontece todos os dias, com dezenas de clientes e vendedores, também não esta acontecendo conosco em nossa vida pessoal e profisional?

Seja em vendas ou no que for que façamos, será que nossa ansiedade não está nos impedindo de vencer, de atingir nossos objetivos? Será que não estamos fazendo uma tarefa qualquer, pensando o tempo na próxima, na próxima e na próxima sem prestar atenção ao que estamos fazendo no momento? E tudo sai mal feito? E tudo é feito pela metade, sem qualidade?

Assim como a ansiedade matou a venda, poderá "matar" você também, tanto pessoal como profissionalmente. Faça as coisas, uma de cada vez, com sentimento de fazer, prestando toda a atenção aos detalhes e com comprometimento. Ouça as pessoas. Olhe nos olhos. Seja rápido, mas eficaz! "Pressa" não é rapidez. Deixe os outros ganharem aquilo que você não pode ganhar. Só assim você vencerá! Perca a ansiedade!

Nesta semana, pense nisso.


Autor: Luiz Martins

domingo, 30 de março de 2008

Os cinco elementos críticos da comunicação interpessoal e eficaz

O auto conceito tem um lado positivo e negativo. O positivo é bom quando temos um auto conceito forte e isso facilita a relação entre os indivíduos. O negativo é que acaba criando uma certa insegurança nessa relação. Por isso é muito importante para o indivíduo trabalhar sua auto imagem.
O processo de ouvir vai muito além do escutar. E algo muito complexo que requer o uso do nosso terceiro ouvido. Não basta apenas ouvir, tem que escutar as palavras e entender o seu significado.
Ouvir e entender o que uma pessao tem a dizer é muito difícil. Uma das maiores barreiras é "Se está claro para mim, esta claro para você também." Não adianta concordar com o que a pessoa esta tentando comunicar. Para que a comunicação ocorra de forma clara e objetiva o indivíduo tem que ter uma imagem perfeita daquilo que esta tentando expressar. Assim ele pode descrever com detalhes o que esta comunicando.
Um dos maiores problemas da relação interpessoal é a incapacidade que o individuo tem para lidar com os seus sentimentos. O indivíduo precisa expressar o que esta sentindo para poder se tornar um novo ser. Mais para isso ele precisa aprender a lidar com os seus sentimentos de forma construtiva e não destrutiva. Vamos ver algumas dicas que podem ser úteis:

-Fique atento ao que esta sentindo;
-Não esconda os seus sentimentos, tente expressar o que está sentindo;
-Utilize suas emoções para você crescer como pessoa, dê uma chance a você.

Na comunicação interpessoal tem que haver uma auto abertura. As pessoas não podem se comunicar se não houver espaço, para que cada um se expressar. Isso é muito importante, porque só assim elas podem se comunicar melhor.
Para o indivíduo poder crescer e prosperar tanto na vida pessoal quanto na profissional é preciso que ele tenha uma auto imagem positiva, precisa aprender a ouvir, aprender a expressar seus pensamentos, aprender a lidar com os sentimentos e estar aberto a novos relacionamentos tanto a nível pessoal e profissional.

segunda-feira, 10 de março de 2008

A transformação de um ser humano em um indivíduo

As pessoas costumam desistir quando encontra o primeiro obstáculo, porque não tem um motivo que faça ela continuar e se tem não parece ser tão importante ao ponto de fazer ela continuar. Por isso é importante você ter um tão forte, motivador, contagiante, para quando aparecer as dificuldades você ver que elas são tão pequenas quando comparadas com o seu motivo. Motivo esse que faz você se sentir, forte, seguro, para atingir os seus objetivos.
Mas para continuar e se manter no seu caminho tem que ter muita dedicação e persistência. Procure lembrar de quando, tentou alcançar um objetivo que parecia ser impossível, mas com muita determinação e persistência, conseguiu.
Identifique os seus pontos fortes e faça uma avaliação dos pontos fracos. Vá eliminando da sua vida tudo que impede o seu crescimento pessoal e profissional.
Cuide de sua saúde física e mental. Nem sempre conseguimos atingir 100% de nossa capacidade. Por isso devemos ter cuidado quando estamos tentando alcançar um objetivo para que o mesmo não se torne uma obscessão. De que adianta tanto esforço se não tiver saúde para desfrutar do sucesso alcançado.
Otimismo é tudo. Pessoas otimistas consegue contagiar a todos a sua volta. Faça com que os seus pensamentos enriqueçam a sua vida. E pegue os pensamentos ruins e jogue na primeira lixeira que encontrar.
O diálogo interno é fundamental. Quando ouvir aquela vozinha interior "Vai dar errado! Você esta perdendo o seu tempo fazendo isso! Você não tem capicidade! Desista você nunca vai conseguir!". Isso acaba criando barreiras mentais. Que vai impedir o seu crescimento profissional e pessoal. Por isso quando estiver conversando com você mesmo, seja otimista e paciente, não seja um cobrador, porque nem sempre a gente acerta no alvo.
Você não deve apenas ter pensamentos positivos. Mas sim uma atitude positiva. Se tem que fazer algo, então faça. Via ficar sentado esperando o que? Há esta com medo de errar? Isso é o que diferencia as pessoas de sucesso do resto. Elas não ficam esperando, agem. E se errar, elas vão continuar tentando mesmo depois de um ano, dois, três. O segredo é continuar tentando. A cada tentativa você esta se aprimorando, para na próxima fazer melhor.

Você tem duas opções:

1ª Continuar vivendo como uma abelha.
2ª Se transformar em um indivíduo e viver plenamente

Qual você escolhe?

Publicidade